sábado, 31 de dezembro de 2016

134 – Igreja Matriz de São José – São José do Goiabal – MG – Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano – MG



                    A paróquia foi criada em 12 de dezembro de 1950. Sua matriz se localiza na Praça Cônego João Pio, s/n.




sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

133 – Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima – Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG – Arquidiocese de Belo Horizonte – MG



         A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi criada em 01/01/1952. A matriz se localiza na Praça Carlos Chagas, 33.
Quando a paróquia foi instituída, as celebrações ocorriam inicialmente na Escola Estadual Pandiá Calógeras e, depois, em um prédio provisório.  A matriz definitiva foi inaugurada em 1992. No início da década de 1940, foi construída na área da paróquia uma edificação provisória porque, em setembro de 1946, em visita à Capital, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Portugal, Dom Manoel Gonçalves Cerejeira, presidiu, naquele local, o lançamento da pedra fundamental do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Em abril de 1949, a comissão responsável pelos trabalhos de edificação da Igreja Nossa Senhora de Fátima adquiriu uma imagem para a paróquia, que veio de Portugal para Belo Horizonte em 1953. Nesse ano, decidiu-se erguer um templo, ainda que provisório, dedicado à virgem. A igreja foi erguida na Praça Carlos Chagas, com capacidade para 2.500 pessoas e área interna de 220 m². Num estilo de transição, conciliando harmoniosamente o clássico e o moderno, com uma torre central de cinzenta, o teto levantado sobre ogivas desde o piso com altares laterais. A Igreja construída na década de 1950 permaneceu na Praça Carlos Chagas até o ano de 1992, quando então foi erguida a atual Igreja Nossa Senhora de Fátima. Nas proximidades da inauguração do novo templo, a imprensa da capital anunciava que as obras da igreja já despertavam a curiosidade dos belo-horizontinos em função da originalidade de suas formas e do seu projeto arquitetônico arrojado. O jornal Minas Gerais de 31 de outubro de 1992 anunciava a inauguração da Igreja de Fátima, considerada uma verdadeira obra de arte. A entrega da igreja à comunidade ocorreu no dia 1° de novembro, numa cerimônia de sagração realizada pelo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo (retirado de http://nossasenhoradefatimasantoagostinho.arquidiocesebh.org.br/paroquia/historia/ em 05/08/18).

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

132 – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário – Alfredo Vasconcelos – MG - Arquidiocese de Mariana – MG



Em 01/01/1966 foi instalada a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Alfredo Vasconcelos. A matriz está na Praça Nossa Senhora do Rosário, 19.




"A paz se cria, se constrói na construção e pela superação das realidades sociais perversas." (Paulo Freire).

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

131 – Igreja Matriz de Bom Jesus do Monte – Furquim – Mariana – MG – Arquidiocese de Mariana – MG



            A Paróquia de Bom Jesus do Monte data do ano de 1706. A sua matriz se situa no Largo da Matriz, s/n.
            Esta igreja é sede de uma das mais antigas paróquias de Minas Gerais e sua história remonta os fins do século XVII. Tão logo se criou o arraial de Furquim, foi edificada a capela em honra a Cristo com o título de Bom Jesus do Monte. Em 1745 e em 1767, houve reedificações à capela pioneira (https://patrimonioespiritual.org/2017/01/11/matriz-do-bom-jesus-do-monte-distrito-de-furquim-mariana-minas-gerais/ em 04/08/18).
            A festa de Bom Jesus do Monte é realizada em 31 de dezembro.



terça-feira, 27 de dezembro de 2016

130 – Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus – Vieiras – MG – Diocese de Leopoldina – MG



A matriz está na Rua Alcebíades Ribeiro, s/n. A paróquia foi criada em 21 de maio de 1975.
A devoção ao Senhor Bom Jesus possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como BrasilAngola e Açores. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão. Trata-se de uma prática religiosa muito antiga, que participa da memória de diferentes localidades, de todos os estados do Brasil. Os primeiros vestígios do culto ao nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remonta ao século XVII, se organizando junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes (retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Senhor_Bom_Jesus em 31/07/2018).
A festa do Senhor Bom Jesus se realiza em 14 de setembro.





segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

"A memória de Jesus não é igual à minha; ele não só perdoa, e perdoa a todos, mas esquece até mesmo que perdoou." (François Van Thuan).
"As pessoas creem que a amizade consista na igualdade. São demais impacientes para esperar os belos efeitos  que podem surgir  de duas contraposições sinceras." (Peter Rosegger).
"O irmão é a porta para o paraíso; você só precisa amar." (Frei Hans Stapel).

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

"Não possuímos senão aquilo a que nos damos, só possuímos se nos damos." Emmanuel Mounier).

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

129 – Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus – Funcionários – Belo Horizonte – MG – Arquidiocese de Belo Horizonte – MG



A Paróquia de Sagrado Coração de Jesus, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte foi criada em 25 de outubro de 1925. Sua matriz está na Avenida Carandaí, 1010.
Construída por iniciativa de Anna de Aquino Sales, esposa do presidente do estado, Francisco Sales, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus foi a segunda a ser edificada em Belo Horizonte. Construída em terreno cedido por seu proprietário, Aarão Reis, chefe da Comissão Construtora da Nova Capital, teve sua pedra fundamental lançada em 27 de janeiro de 1900, iniciando-se os trabalhos para sua construção em 1903. Confiadas as obras aos padres redentoristas, também responsáveis pela construção da Igreja de São José, foi concebida segundo projeto do arquiteto Edgard Nascentes Coelho, estendendo-se sua edificação até 1920. Em 1925, iniciou-se nela o Rito Siríaco Católico, com a nomeação de seu primeiro padre, vindo da Síria, George Elian. Conserva características dos tempos apostólicos e de costumes próprios das comunidades cristãs da Síria, tendo como idioma oficial o árabe, embora as orações sejam realizadas em aramaico (retirado de https://igrejasagradocoracao.com.br/nossa-igreja/ em 31/07/2018).


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

128 – Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus – Bairu – Juiz de Fora – MG – Arquidiocese de Juiz de Fora – MG




Em 2008 foi criada a paróquia e sua matriz está na Rua Doutro Alberto Vieira Lima, 50.
A solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma das três do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor. A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. Santa Margarida Maria de Alacoque teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um ato de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII. Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria de Alacoque: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora". Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria de Alacoque. Sabe-se só que são fidedignas – as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade. M. Kemper, um modesto comerciante de Dayton, cidadezinha norte-americana, iniciou, em 1882, um trabalho de ampla divulgação delas. A partir desta primeiro impulso, tiveram propagação mundial. Normalmente são conhecidas como as 12 Promessas do Coração de Jesus, a mais importante das quais, é a 12ª, chamada a GRANDE PROMESSA. As doze promessas do Sagrado Coração de Jesus:
1.      Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
2.     Estabelecerei a paz nas suas famílias.
3.     Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
4.     Hei de consolá-los em todas as dificuldades.
5.     Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
6.     Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
7.     Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.
8.     As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
9.     As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
10. Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
11. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.
  1. Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o_de_Jesus em 30/07/2018).
A festa do Sagrado Coração é celebrada na 2ª sexta feira após a solenidade de CorpusChristi.

"Um amor universal: não é só psicologicamente possível, mas é também a única maneira completa e final de podermos amar." (Teilhard de Chardin).

domingo, 4 de dezembro de 2016

127 – Igreja Matriz do Divino Espírito Santo – Piau – MG – Arquidiocese de Juiz de Fora – MG



A Paróquia do Divino Espírito Santo em Piau foi instalada em 1868. Sua matriz se localiza na Rua Constança de Castro, 102.

sábado, 3 de dezembro de 2016

126 – Igreja Matriz do Divino Espírito Santo – Lamim – MG – Arquidiocese de Mariana - MG



            A paróquia foi criada em 06/07/1859; sua matriz se localiza na Praça Divino Espírito Santo, 3.



sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

125 – Igreja Matriz do Divino Espírito Santo – Guarani – MG – Diocese de Leopoldina - MG



                                  A matriz se localiza à Ladeira Antônio Barros Coelho, 138.




quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

124 – Igreja Matriz do Divino Espírito Santo – Divinésia – MG – Arquidiocese de Mariana - MG



            A paróquia foi criada em 28/04/1941 e sua matriz se localiza na Praça Nelson Tafuri, s/n.




"Ele vem para vos salvar!" (Is 35, 4).

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

123 – Igreja Matriz do Divino Espírito Santo – Centro – Varginha – MG – Diocese de Campanha - MG



            Criada em 01/06/1850 a paróquia tem sua matriz localizada na Avenida Rio Branco, s/n.




terça-feira, 29 de novembro de 2016

122 – Igreja Matriz do Divino Espírito Santo – Centro – Ubá – MG – Diocese de Leopoldina - MG



                                    A matriz está na Rua Vicente Leite, 10.
123 – I


"Se você perdesse a misericórdia, esta compaixão do coração, você perderia tudo." (Irmão Roger de Taizé).

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

121 – Igreja Matriz do Divino Espírito Santo – Progresso – Juiz de Fora – MG – Arquidiocese de Juiz de Fora – MG




                           
                A Paróquia do Divino Espírito Santo foi instalada no ano de 2008 e sua matriz se situa na Rua José Antônio Benhame, 159.

domingo, 27 de novembro de 2016

120 – Igreja Matriz do Divino Espírito Santo – Boa Vista – Barbacena – MG – Arquidiocese de Mariana – MG




Em 01/01/1984 a paróquia foi instalada e sua matriz se localiza na Praça Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, 08.
No cristianismo, o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, juntamente com Deus Pai e Deus Filho é o Deus onipotente. Ele é visto como sendo uma das pessoas do Deus Triuno, que revelou seu Santo Nome ao seu povo em Israel, enviou seu Filho Eternamente Gerado Jesus para salvá-los e enviou o Espírito Santo para santificar e dar vida à sua Igreja. O Deus Triuno se manifesta como três pessoas de uma única substância divina, chamada Deus. Jesus é apresentado nos Evangelhos como sendo o Messias há muito profetizado, que batiza não com água, mas com o Espírito Santo e com fogo (Lucas 3, 16). Antes da Paixão, durante a Última Ceia, Ele promete enviar do Pai outro Paráclito ao mundo, o Espírito Santo, o Espírito da Verdade (João 15, 26), que, segundo os Atos dos Apóstolos, apareceu na forma de línguas de fogo sobre os discípulos, os apóstolos, durante o evento conhecido como Pentecostes, que marca o início da Igreja de Jesus na Terra (Atos 2, 1). A compreensão do mistério da Santíssima Trindade varia nas diversas denominações cristãs. Algumas se intitulam trinitárias por compartilharem o ponto de vista majoritário acima. A Igreja Católica mantém que o Espírito Santo procede tanto do Pai quanto do Filho (retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%ADrito_Santo em 24/07/18).
A festa do Divino Espírito Santo é celebrada no dia de Pentecostes, data que varia a cada ano, entre maio e junho.