terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

158 – Igreja Matriz de Santa Bárbara – Centro – Santa Bárbara do Monte Verde – MG – Arquidiocese de Juiz de Fora – MG



                                         Em 1857 foi instalada a Paróquia de Santa Bárbara. A matriz fica na Praça Barão de Santa Bárbara, s/n.




"O irmão é a porta do paraíso, você só precisa amar." (Frei Hans Stapel)

domingo, 19 de fevereiro de 2017

157 – Igreja Matriz de Santa Izabel Rainha de Portugal – Santa Izabel do Rio Preto – Valença – RJ – Diocese de Valença – RJ



A matriz se situa na Rua Professora Jovina Salles, 89. A paróquia foi criada em 04/05/1852.
Isabel de Aragão, foi uma infanta aragonesa, que viveu desde 1282 até 1325rainha consorte de Portugal como consorte de D. Dinis I. Ficou para a história com a fama de santa, tendo sido beatificada e, posteriormente, canonizada. Ficou popularmente conhecida como Rainha Santa Isabel ou, simplesmente, A Rainha Santa (https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_de_Arag%C3%A3o,_Rainha_de_Portugal em 21/11/18).

Sua festa é celebrada em 4 de julho.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

156 – Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças – Jardim Paraíba - Volta Redonda – RJ – Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda – RJ



A matriz de Nossa Senhora das Graças está à Rua Quinhentos e Trinta e Sete, 10.
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é uma invocação especial pela qual é conhecida a Virgem Maria, também invocada com a mesma intenção sob o nome de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.Precede as aparições em La SaletteLourdes e Fátima (retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_das_Gra%C3%A7as em 21/11/18).
Em 27 de novembro celebra-se a festa de Nossa Senhora das Graças.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

155 – Igreja Matriz de Santo Antônio – Niterói - Volta Redonda – RJ – Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda – RJ



              A matriz está na Rua Nossa Senhora de Fátima, 20.
            A construção desta igreja iniciou-se em 1880 com a doação do terreno ao lado da margem direita do Rio Paraíba do Sul por iniciativa particular. Os habitantes da povoação de Santo Antônio de Volta Redonda, surgida em 1864 ao lado de uma ponte de madeira, reclamavam da distância de um local para culto religioso. Eles faziam seus casamentos e batizados na matriz de São Sebastião de Barra Mansa, a cerca de 10 quilômetros do povoado. As viagens eram demoradas, portanto cansativas para os cerca de mil habitantes da povoação. Feita a reclamação para a Câmara Municipal de Barra Mansa, da qual o povoado fazia parte, a construção da capela não demorou a ser feita. O estilo utilizado foi o neoclássico simples. Como sabemos esse minúsculo lugar foi escolhido para sediar uma moderna indústria de siderurgia em fins dos anos 1930 do século XX. O povoado e suas cercanias receberam várias levas de migrantes vindas de todo o Brasil. A princípio, o local escolhido para construir a empresa siderúrgica ficava longe do povoado de Volta Redonda cerca de 4 quilômetros. Isso poupou a destruição do velho templo e das casas construídas no final do século XIX. Porém, em começo de 1950 cogitou-se a demolição da antiga capela pois a nova cidade já chegava nos limites do antigo povoado. A ideia foi aceita e em 1954 o templo antigo foi demolido para a construção de um maior. O estilo escolhido para a nova igreja foi o eclético misturando o gótico, neoclássico e um pouco de mourisco. A igreja em fins de 1955 foi aberta ao povo, permanecendo até hoje com os mesmos traços desde sua inauguração (retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santo_Ant%C3%B4nio_(Volta_Redonda) em 13/11/18).




"A vida começa todos os dias." (Érico Veríssimo)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

154 – Igreja Matriz de São Luís Gonzaga – São Luís – Volta Redonda – RJ – Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda – RJ





A matriz se situa na Rua José Claro da Silva, 2.
Luís de Gonzaga foi um religioso italiano e santo da Igreja Católica. Filho de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione e irmão do Duque de Mântua, príncipe do Sacro Império, sendo herdeiro do feudo soberano de Castiglione; seu pai gostaria que seu primogênito seguisse seus passos de soldado e comandante no exército imperial. Com apenas 5 anos de idade já marchava atrás do exército do pai, aprendendo o uso das armas com os rudes soldados. Recebeu educação esmerada e uma forte educação cristã por parte de mãe, frequentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana. Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes, quando foi enviado a Florença na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade. Luís imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, voltando-se à perpétua virgindade. Em sua viagem para a Espanha, onde ficou alguns anos como pajem do Infante Diogo de Espanha, filho do rei dom Filipe II, serviu-lhe para estudo da filosofia na universidade de Alcalá de Henares e a leitura de livros devotos. Após ter recebido a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu para surpresa de todos, pela vida religiosa, entrando para a Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses nele depositados pelo seu pai, tendo sido eternizado na fachada da Sé Nova de Coimbra com uma estátua em sua homenagem. Luís tornou-se o modelo da pureza para todos os jovens, mesmo em meio às vaidades e tentações do seu tempo. Ele teve uma grande provação por parte do seu pai, que ao saber que desejava ser sacerdote, não só o desaconselhou, mas passou a levá-lo em festas mundanas, até que perguntou a Luís: "Ainda segue desejando ser sacerdote?" "É isto que penso noite e dia", respondeu o jovem e perseverante santo. Renunciou ao título e à herança paternas e aos catorze anos entrou no noviciado romano da Companhia de Jesus, sob a direção de São Roberto Belarmino. Esquecendo totalmente sua origem de nobreza, escolheu para si as incumbências mais humildes. São Luís Gonzaga escreveu: "Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fétidas". Algo também que marcava a espiritualidade de Luís era a pergunta que fazia a si mesmo diante de algo importante a fazer: "De que serve isto para a Eternidade?" São Luís Gonzaga teve de ir para Roma no ano de 1590 por motivos de estudo, mas ao deparar-se com as vítimas do contagioso tifo, compadeceu-se dos que sofriam e seu envolvimento foi tanto ao ponto de pegar a doença e morrer no dia 21 de junho de 1591 (data esta que hoje se comemora o seu dia) com apenas 23 anos, em nome da caridade e pureza. São Luís Gonzaga é considerado padroeiro da juventude e dos estudantes, e seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma (retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga em 13/11/18).
São Luís Gonzaga é celebrado em 21 de junho.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

153 – Igreja Matriz de Nosso Senhor dos Passos – Rio Preto – MG – Arquidiocese de Juiz de Fora – MG




A paróquia de Nosso Senhor dos Passos foi instalada em 14 de julho de 1832. Sua matriz se localiza à Rua Barão de Santa Clara, 34.
Nosso Senhor dos Passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos, é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário. A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos. No século XVI se fixaram 14 momentos principais deste trajeto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de sete a 39. Estes pontos principais são chamados de as estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis. São eles:
·         I. Jesus é condenado à morte
·         II. Jesus carrega a cruz às costas
·         III. Jesus cai pela primeira vez
·         IV. Jesus encontra a sua Mãe
·         V. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
·         VI. Verônica limpa o rosto de Jesus
·         VII. Jesus cai pela segunda vez
·         VIII. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
·         IX. Terceira queda de Jesus
·         X. Jesus é despojado de suas vestes
·         XI Jesus é pregado na cruz
·         XII. Morte de Jesus na cruz
·         XIII. Descida do corpo de Jesus da cruz
·         XIV. Sepultamento de Jesus (retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Nosso_Senhor_dos_Passos em 13/11/18).
Sua festa é celebrada em 14 de julho.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

"Todo dia te falei. Toda hora te olhei e em teu semblante li a resposta; em tuas palavras,  explicação em teu amor, em eu amor, a solução." (Chiara Lubich).

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

"Sorrisos e abraços espontâneos me emocionam. Palavras até me conquistam temporariamente. Mas atitudes me ganham para sempre." (Clarice Lispector).

domingo, 5 de fevereiro de 2017

"... Logo nos dois primeiros meses já me senti amado por pessoas que eu nem sequer conhecia, mas lutavam por minha recuperação..." (Marcelo S. Galdino)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

"Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo." (Cf. Ez 36, 26)