segunda-feira, 30 de outubro de 2017

217 - Igreja Matriz de Santa Luzia – Centro – Carangola - MG – Diocese de Caratinga – MG



            Em 02/10/1886 a paróquia foi instituída. Sua matriz fica na Praça Coronel Maximiano, 138.
Em 10 de abril de 1859, o Pe. Antônio Bento Machado, vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Tombos de Carangola, com um grupo de elementos do Partido Liberal decidiram construir, no povoado de Carangola, uma capela, tendo por padroeira Santa Luzia, fato que, a princípio, deu-se para que os liberais não tivessem que assistir atos religiosos em capelas de conservadores. Os refugiados políticos de Santa Luzia do Rio das Velhas, que fugiram da revolução liberal, foram os responsáveis pela introdução da devoção à santa em Carangola (retirado de http://www.caminhodaluz.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=116:santuario-de-sta-luzia-uma-historia-dentro-da-historia-de-carangola&catid=45:noticias em 09/03/2019).




domingo, 29 de outubro de 2017

216 - Igreja Matriz do Divino Espírito Santo – Divino - MG – Diocese de Caratinga – MG



A paróquia foi criada em 23/09/1882 e sua matriz fica na Praça Genserico Nunes de Oliveira, 170.



"A paz é uma conquista coletiva. Acontece quando incentivamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas pela busca de um homem comum, que aprendemos de nosso mestre Jesus." (Zilda Arns Neumann)

sábado, 28 de outubro de 2017

215 - Igreja Matriz de São Sebastião – Orizânia - MG – Diocese de Caratinga – MG





quinta-feira, 26 de outubro de 2017

214 - Igreja Matriz de São João Batista – São João do Manhuaçu - MG – Diocese de Caratinga – MG



         A paróquia foi criada em 24 de junho de 1999. Sua matriz fica na Avenida São João Batista, 439.



"A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça para a justiça em todos os lugares. Estamos presos numa rede de reciprocidade, da qual não podemos escapar, ligados por um mesmo e único destino." (Martin Luther King Júnior)
"Andamos tão desencantados que ser decente parece virtude, ser honesto ganha medalha e ser mais ou menos coerente merece aplausos." (Lya Luft)
"A História é uma espécie de quinto evangelho, o qual ensina que, quando se sai da lei moral, entra-se na morte, quando se sai do amor cai-se na guerra." (Igino Giordani)
"A corrupção impede de olhar para o futuro com esperança, porque, com a sua prepotência e avidez, destrói os projetos dos fracos e esmaga os mais pobres." (Papa Francisco)

terça-feira, 10 de outubro de 2017

213 - Igreja Matriz de São Lourenço – Centro - Manhuaçu - MG – Diocese de Caratinga – MG



               A paróquia foi instituída em 15/02/1878. Sua matriz fica na Rua Monsenhor Gonzalez, 549.
            Cartão postal de Manhuaçu, a igreja foi projetada para vencer o tempo e permanecer para a posteridade. Intenção maior do monsenhor José Maria Gonzalez, pároco recém-chegado a Manhuaçu, que procurou, em seu primeiro instante, à frente da paróquia de São Lourenço, se inteirar dos problemas do lugar. E um dos problemas que entendeu que deveria ser resolvido, era a construção de um novo templo católico no Centro da cidade. Sabedor que o antigo templo, construído com paredes de barro e réguas, já não comportava o grande número de fiéis, monsenhor Gonzalez começou a pensar na construção de outro templo maior que fosse mesmo uma construção para a posteridade. Com o apoio de muitos cidadãos, no dia 10 de agosto de 1917, com parcos 28 réis, lançou a pedra fundamental da nova matriz. O passo seguinte foi organizar as comissões, todos com um pensamento, ajudar e cooperar para que o templo fosse erguido. Muitos esforços, não apenas de monsenhor Gonzalez, mas também de cada cidadão, fiel, que atendeu ao seu chamado e acreditou naquele feito. Dez anos ininterruptos de construção, até a sua grandiosa e aguardada festa de inauguração, no dia 20 de setembro de 1928 (retirado de http://manhuacunoticia.com.br/2013/11/10/historia-da-matriz-de-sao-lourenco-em-manhuacu/ em 08/03/2019)
São Lourenço foi um mártir católico e um dos sete primeiros diáconos da Igreja Cristã, sediada em Roma. O cargo de diácono era de grande responsabilidade, pois consistia no cuidado dos bens da Igreja e na distribuição de esmolas aos pobres. No ano 257, o imperador romano Valeriano decretou a perseguição aos cristãos e, no ano seguinte, foi detido e decapitado o Papa Sisto II. Segundo as tradições, quando o Papa São Sisto II se dirigia ao local da execução, São Lourenço ia junto a ele e chorava. "Aonde vai sem seu diácono, meu pai?", perguntava-lhe. O Pontífice respondeu: "Não pense que te abandono, meu filho, pois dentro de três dias me seguirá". Após a execução do Papa, o imperador ameaçou a Igreja para entregar as suas riquezas no prazo de 3 dias. Passados três dias, São Lourenço levou as pessoas que foram auxiliadas pela Igreja e os fiéis cristãos diante do imperador. Depois, exclamou a seguinte frase que lhe valeu a morte: "Estes são o património da Igreja". O imperador, furioso e indignado, mandou prendê-lo e ser queimado vivo sobre um braseiro ardente, por cima de uma grelha. A tradição católica diz que o santo conservou seu bom humor mesmo enquanto era executado, dizendo aos que o queimavam: "podem me virar agora, pois este lado já está bem assado". Tornou-se um mártir cristão e é considerado um servo fiel da Igreja. Santo Agostinho diz que o grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura. Também afirma que Deus obrou muitos milagres em Roma por intercessão de São Lourenço. Este santo foi, desde o século IV, um dos mártires mais venerados e seu nome aparece no cânone da missa. Constantino ergueu a primeira capela no local que ocupa atualmente a Basílica de São Lourenço Extramuros, a qual é a quinta basílica patriarcal de Roma. Em todo o mundo cristão, existem muitas igrejas dedicadas a este santo. Geralmente, as estátuas dele apresentam uma grelha, o instrumento que lhe causou a morte e uma bíblia nas suas mãos (retirado de (retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Louren%C3%A7o_de_Huesca em 08/03/2019).
Seu dia é comemorado no dia 10 de agosto.
" Reparar um assassinato com outro assassinato é impossível. A vingança ou a reparação talvez satisfaçam a um desejo mas não conseguem trazer paz e elevar a humanidade a um patamar mais alto. (Mahatma Gandhi)
" ... Aqui na Fazenda da Esperança experimentei o que é fazer uma verdadeira confissão: entregar tudo o que fiz de ruim em minha vida nas mãos de Deus..." (Carlos Oliveira)

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

212 - Igreja Matriz do Bom Pastor – Bom Pastor - Manhuaçu - MG – Diocese de Caratinga – MG



         A paróquia foi criada em 31 de maio de 1992 e sua matriz fica na Avenida Centenário, s/n.




"Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus." (Cf. Fil. 2,5)