sábado, 13 de fevereiro de 2016

3 – Igreja Matriz – Catedral Metropolitana de Santo Antônio – Sé Arquiepiscopal da Arquidiocese de Juiz de Fora – Centro – Juiz de Fora – MG





A Catedral Metropolitana de Santo Antônio, se situa no centro de Juiz de Fora, à Rua Santo Antônio, 1201.
Santo Antônio ou Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua, doutor da Igreja, viveu nos séculos XII e XIII, nasceu em 15 de agosto de 1195 em Lisboa, Portugal e morreu em 13 de junho de 1235, aos 39 anos em Pádua, Itália. Primeiramente, foi frade agostiniano no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco (São Francisco de Assis), o fundador. Foi transferido depois para Bolonha e em seguida para Pádua, onde morreu aos 39 anos. A sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer, distinguindo-se como teólogo, místicoasceta e sobretudo como notável orador e grande taumaturgo. Santo António é, também, tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Tinha grande cultura, documentada pela coletânea de sermões escritos que deixou, onde fica evidente que estava familiarizado tanto com a literatura religiosa como com diversos aspetos das ciências profanas, referenciando-se em autoridades clássicas como Plínio, o VelhoCíceroSénecaBoécio, Galeno e Aristóteles, entre muitas outras. O seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo. Lecionou em universidades italianas e francesas e foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano. São Boaventura disse que ele possuía a ciência dos anjos. Hoje é visto como um dos grandes santos do Catolicismo, recebendo larga veneração (retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa em 11/03/2018).
Na Zona da Mata Mineira a devoção e o culto a Santo Antônio se deu desde os primeiros povoadores, sendo uma herança portuguesa; é tido como santo milagroso para a localização de pertences perdidos e, principalmente, como protetor dos casais e namorados.
A primeira capela dedicada ao santo que se tem notícia nessa região teria surgido na primeira metade do século XVIII, construída pelo fazendeiro Antônio Vidal. Em 1850 a então Vila de Santo Antônio do Paraibuna de Juiz de Fora é elevada à categoria de paróquia e sua capela torna-se a matriz no mesmo local onde se encontra hoje, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora (retirado de http://www.catedraljf.org.br/index.php/conheca-a-catedral/historico em 11/03/2018).
A festa em honra a Santo Antônio é comemorada em 13 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário