sábado, 27 de fevereiro de 2016

8 -  Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida – Aparecida – Alfenas – MG – Diocese de Guaxupé – MG





           
             A Igreja de Nossa Senhora Aparecida, matriz da Paróquia de mesmo nome, se situa na Rua Quintino Bocaiúva, 120, Aparecida.
            Por volta do início do século XX, a comunidade de Nossa Senhora Aparecida se origina na periferia do Centro da cidade de Alfenas, sendo marcada pela pequena capela que ficou conhecida pela população como “Igrejinha”. Com a vinda do padre Cornélio Hans para a Paróquia de São José e Nossa Senhora das Dores, no Centro da cidade, juntamente com o padre Afonso Van Graff, ambos missionários do Sagrado Coração, iniciou-se um processo de formação da comunidade de Nossa Senhora Aparecida com o intuito de se tornar paróquia para atender os bairros Aparecida, Vila Betânia e a zona rural oeste do município de Alfenas. Até aquele momento, o processo de criação da nova paróquia ia muito bem, porém será com a chegada do padre holandês José Grimminck, na década de 1950, que se iniciará a construção de uma nova Igreja: maior, mais imponente e melhor centralizada. E em 1958, por decreto do bispo Dom Inácio Dal Monte, bispo da Diocese de Guaxupé, a comunidade de Nossa Senhora Aparecida é elevada a paróquia, exatamente no dia 07 de setembro do mesmo ano (retirado de http://informeacolitos.blogspot.com.br/p/historia-da-matriz-nossa-senhora.html em 15/03/2018).
            Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, venerada na Igreja Católica. Um título mariano negro, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo (retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_Aparecida em 15/03/2018).
Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário