quarta-feira, 2 de março de 2016

12 -  Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – Centro – Rio Casca – MG – Arquidiocese de Mariana – MG



            A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição foi criada em 08/06/1858. Sua Igreja Matriz se situa à Praça Furriel Ângelo, 54, Centro.
            O dia 8 de dezembro é marcado por duas celebrações cristãs de significados distintos, quase antagónicos, que se confundem devido à semelhança das suas designações.
A evocação popular, tradicional, celebra a Nossa Senhora da Conceição (ou Concepção), isto é, celebra o arquétipo da maternidade. Conhecem-se desde o século VII, nomeadamente na Península Ibérica, festas com esta evocação; até há poucos anos era nesta data, e não no primeiro domingo de Maio, que se celebrava o Dia da Mães.
O conceito teológico oficial é o do dogma da Imaculada Conceição de Maria, definido pelo papa Pio IX em 1854, e nada tem a ver com o conceito popular: afirma que Maria, mãe de Jesus, foi imune de toda a mancha do pecado original, desde o primeiro momento da sua concepção. Esta ideia começou a surgir no século XII, tendo causado intensa polémica e sido rejeitada por importantes teólogos, incluindo São Bernardo e São Tomás de Aquino, e condenada pelo papa Bento XIV em 1677, até ter sido aceite como dogma em 1854.

2 comentários: